sexta-feira, 6 de março de 2015

Dica de livros: “NOITES BRANCAS” livro de Fiódor Dostoiévski

Noites Brancas é um livro escrito na fase das obras de Dostoiévski que mostra a em sua narrativa uma grande desilusão amorosa, inspirada na amargura do próprio autor que tinha sofrido uma forte desilusão na sua vida amorosa.  E sendo a última escrita por ele, antes de ser preso e de um período de exilio na Sibéria.

A livro conta a história de um jovem sonhador, que vive sozinho e preso nos seus próprios pensamentos. Anda pelas ruas de São Petersburgo, vendo as pessoas vivendo sua vida, sem nunca procura se relacionar com elas, vive em uma casa alugada com várias pessoas, julga que são seus amigos, mais, também não estabelece uma relação com elas, não falar com ninguém, somente com sigo mesmo.

Em uma noite de primavera, iluminada como se fosse dia, um fenômeno natural típico da região onde se passa a narrativa, à beira do rio Fontanka, o protagonista e narrador da história, encontra com uma linda mulher, que chora. Sente algo diferente pela jovem e ficar curioso para sabe o motivo do brando dela. A observa de uma certa distância, e se aproxima dela somente quando um rapaz começa a assedia-la ela grita pedindo ajuda, ele a salva. Esse fato unir esses dois personagens, o rapaz se revela tímido porque nunca teve antes com uma mulher, ela tenta quebra a timidez dele, e o faz jura que vão se encontrar-se na próxima noite. Assim os encontros ocorrer em quarto noite brancas. O protagonista se apaixona pela mulher misteriosa, mais que o levará a uma grande desilusão.

Conhecendo um pouco sobre o autor:

Dostoiévski foi um escritor russo do século XIX. É considerado um dos maiores romancistas de todos os tempos. É um dos pais do existencialismo (escola literária e filosófica que defente da liberdade individual, subjetividade e responsabilidade do ser humano). Escreveu novelas, contos e romances que são lidos por pessoas do mundo todo.

Nasceu na cidade de Moscou (Rússia) em 11 de novembro de 1821 e faleceu na cidade de São Petesburgo (Rússia) em 9 de fevereiro de 1881.

Escrito por Cristiano Souza

 Referencia:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação

A feira literária do projeto “O contágio pela leitura” é uma iniciativa dos voluntários do projeto e vem proporcionando momentos enriquecedores de prática de leitura.
A realização das feiras literárias tem como objetivo aproximar o público de escritores e obras literárias, no intuito de favorecer o desenvolvimento do gosto pela leitura.
O projeto também conta com a fundação de uma Associação comunitária e uma biblioteca que resiste a doações de livros e ao desenvolvimento de atividades contínuas voltadas para o público infantil desenvolvendo assim um passo mais seguro ao incentivo da leitura, pois a biblioteca dispõe de um vasto acervo e diversas práticas diárias de leitura a interação de pessoas.