domingo, 19 de abril de 2015

Dica de livros: “JÚLIA” livro de Roberto Gomes

O romance narrar a história verídica de Júlia Maria da Costa, uma mulher à frente de seu tempo, que viveu no século XIX, na Ilha de São Francisco, em Santa Catarina.

O livro é centrado na personagem de Júlia e em sua vida, com plano de fundo as o momento histórico da época, mostrando as divergências entre monarquistas e republicanos em uma cidade pequena. Júlia tem como marca suas poesias e sua personalidade forte. Sua mãe a faz casa-se com o Francisco, homem rico e respeitado, ela somente aceita esse casamento em virtude da decepção amorosa que teve com Benjamim Carvoliva, um violeiro e republicano, que apesar de amá-la, a deixou sem explicações.  Júlia é definida pelo violeiro uma mulher dona de “olhos sempre carregados de uma profunda tristeza que ela procurava vencer com a vivacidade do espírito”.  Júlia pode ser considerada uma mulher ingênua, por lutar por sua felicidade às cegas, mas com uma determinação admirável. Gomes, foca sua narrativa sob a ótica de Júlia, do Comendador e de Carvoliva. No último capítulo os leitores que lerem a história ficaram supresso, e com certeza com varia dúvidas do isolamento que a personagem terá.

Conhecendo um pouco sobre o autor:

Roberto Gomes nasceu em Blumenau (SC), em 1944, e, duas décadas depois, mudou-se para Curitiba (PR), onde vive. É formado em filosofia pela PUC-PR e foi professor da Universidade Federal do Paraná até 1998. É editor, cronista do jornal Gazeta do Povo e autor de livros como Crítica da razão tupiniquim, Sabrina de trotoar e de tacape, Alegres memórias de um cadáver, Exercícios de solidão, Os dias do demônio e Júlia, entre outros. Em sua participação no projeto Paiol Literário, durante a I Bienal do Livro de Curitiba, Roberto Gomes, proprietário da Criar Edições, falou, entre vários outros assuntos, sobre o mercado editorial brasileiro, a falta de interesse dos leitores jovens pela literatura nacional e o resgate de fatos e personagens históricos presente em algumas de suas obras.

Escrito por Cristiano Souza

Referencia:


http://rascunho.gazetadopovo.com.br/roberto-gomes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação

A feira literária do projeto “O contágio pela leitura” é uma iniciativa dos voluntários do projeto e vem proporcionando momentos enriquecedores de prática de leitura.
A realização das feiras literárias tem como objetivo aproximar o público de escritores e obras literárias, no intuito de favorecer o desenvolvimento do gosto pela leitura.
O projeto também conta com a fundação de uma Associação comunitária e uma biblioteca que resiste a doações de livros e ao desenvolvimento de atividades contínuas voltadas para o público infantil desenvolvendo assim um passo mais seguro ao incentivo da leitura, pois a biblioteca dispõe de um vasto acervo e diversas práticas diárias de leitura a interação de pessoas.