domingo, 12 de abril de 2015

Dica de livros: “CIRANDA DE PEDRA” livro de Lygia Fagundes Telles

Ciranda de Pedra foi o primeiro romance da escritora Lygia Fagundes Telles, publicado no ano de 1954. A história reproduz o comportamento humano e seus relacionamentos, trazendo-nos reflexões a respeito da vida dos personagens e de seus conflitos. O leitor é levado a refletir sobre si mesmo, sobre a condição humana.

A história narrar, assuntos como homossexualidade, impotência sexual, traição suicídio, vários temas polêmicos em uma sociedade tradicional dos anos de 1950. Essa narrativa gira entorno da caçula, Virgínia, única das três filhas de um casal de classe média que na separação dos pais vai morar com sua mãe e o médico dela que se torna seu padrasto. Sua mãe sofre problemas psiquiátricos, Daniel seu padrasto, que ao longo da narrativa, a autora vai mostrar que na realidade é o verdadeiro pai da jovem, não aguenta o sofrimento da sua amada, acaba matando-a e depois se suicida. Virgínia é obrigada a volta morar com sua antiga família, e ai que essa narrativa fascinante realmente começa. É no ponto de vista dessa menina deslocada e solitária que se narram os dramas ocultos sob a superfície polida da família. Loucura, traição e morte são as forças perversas que animam esse singular romance.

O romance se intitula “Ciranda de Pedra” por causa de uma ciranda de anões de pedra que ornamenta o jardim da casa onde Virgínia passa a viver. Que na verdade é metáfora existente através desta ciranda, que na verdade representa o comportamento das personagens, simboliza o fechamento diante da presença de outros indivíduos. O grupo é a nova família de Virgínia, que não a aceita a princípio, mas que em um segundo momento a convida para fazer parte, e ela acaba se tornando o centro da “ciranda”.

Conhecendo um pouco sobre o autor:

Lygia Fagundes Telles nasceu em São Paulo, a 19 de abril de 1923. No ano de 1938, a autora lança seu primeiro volume de contos, Porão e Sobrado, com o auxílio do pai, que paga esta edição, na qual ela utiliza o nome Lygia Fagundes. Ela se gradua na Escola Superior de Educação Física e, depois, na Faculdade de Direito de São Paulo. Em 1944, sai seu segundo livro de contos, Praia Viva, publicado pela Martins, editora paulista. No ano seguinte seu pai morre, o que representa para a escritora uma grande perda. Lygia só volta a lançar outra obra de contos em 1949, três anos depois de concluir a faculdade de Direito – O Cacto Vermelho, publicado pela Editora Mérito. Desta vez seu livro recebe o Prêmio Afonso Arinos, oferecido pela Academia Brasileira de Letras. Em 1954, a escritora lança seu primeiro romance, Ciranda de Pedra, publicada pelas Edições O Cruzeiro, editora carioca.

Ao escreve “As Meninas”, atenta ao contexto político que o país atravessava, nos anos 1970. Atendendo a um pedido do cineasta Paulo César Sarraceni, ela adapta para as telas do cinema a obra de Machado de Assis, D. Casmurro, em parceria com Paulo Emílio, roteiro batizado como Capitu.

Sua obra é hoje internacionalmente reconhecida, e em sua coleção de prêmios constam alguns de alcance internacional, como o Grande Prêmio Internacional Feminino para Estrangeiros, doado pela França ao seu livro de contos Antes do Baile. A escritora participa também ativamente de congressos, debates, seminários e conferências.

Escrito por Cristiano Souza.

Referencia:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação

A feira literária do projeto “O contágio pela leitura” é uma iniciativa dos voluntários do projeto e vem proporcionando momentos enriquecedores de prática de leitura.
A realização das feiras literárias tem como objetivo aproximar o público de escritores e obras literárias, no intuito de favorecer o desenvolvimento do gosto pela leitura.
O projeto também conta com a fundação de uma Associação comunitária e uma biblioteca que resiste a doações de livros e ao desenvolvimento de atividades contínuas voltadas para o público infantil desenvolvendo assim um passo mais seguro ao incentivo da leitura, pois a biblioteca dispõe de um vasto acervo e diversas práticas diárias de leitura a interação de pessoas.