sábado, 21 de fevereiro de 2015

Dica de livros: “A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS”, livro de Markus Zusak

O livro se inicia já com uma frase marcante “Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler? ”, já mostrando o clima de como será conduzida a narrativa da estória.

 Como os leitores podem concluir, a trajetória de Liesel Meminger tem como narradora a Morte, que o autor a mostra para surpresa dos leitores, como um ser simpático. Esse personagem mórbido, se afeiçoa a menina Liesel no momento que o olhar de ambas se encontram no dia que essa foi buscar a alma do irmão da futura roubadora de livros. Mesmo sabendo que a menina não poderia tê-la visto, mais algo a fascina nela. Assim, A morte acompanha a vida da jovem entre os anos de 1939 a 1943.

A saga de Liesel Memingr começa porque sua a mãe comunista, se encontra sendo ameaçada pelo nazismo, para salva seus filhos envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los em troca de dinheiro. O garoto morre no caminho e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. Essa obra, ser torna para ela, seu único vínculo com a família, embora ainda sem sabe ler.

Todas as noites, a garota é aterrorizada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a cumplicidade do pai adotivo, um pintor de parede bondoso que a ensina a ler. Seu segundo livro roubado ocorre, quando os nazistas queima livros de judeus em praça pública, ela também ler os livros da biblioteca do prefeito e também rouba alguns exemplares desse local.

A história da menina que roubava livro, tem como plano de fundo, e principalmente na reta final, o culto a Hitler e a Segunda Guerra na Europa. O autor de modo bem construído na trama mostra, os jovens sendo aliciados a visão de Hitler do mundo e os sofrimentos dos judeus com as perseguições ao seu povo.  Zusak caracteriza a Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa desse duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, onde o autor descreve isto nas seguintes palavras:

UMA ÚLTIMA NOTA DE SUA NARRADORA •
Os seres humanos me assombram. 

Conhecendo um pouco sobre o autor: Markus Frank Zusak, filho de pai austríaco e mãe alemã e o mais novo de 4 filhos, nasceu em Sydney, em 1975, onde vive até hoje com sua esposa e filha. Tem cinco livros publicados, dos quais "Eu Sou o Mensageiro" e "A Menina que Roubava Livros" foram os de maior prodígio e sucesso mundiais.

Escrito por Cristiano Souza.

Referencia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação

A feira literária do projeto “O contágio pela leitura” é uma iniciativa dos voluntários do projeto e vem proporcionando momentos enriquecedores de prática de leitura.
A realização das feiras literárias tem como objetivo aproximar o público de escritores e obras literárias, no intuito de favorecer o desenvolvimento do gosto pela leitura.
O projeto também conta com a fundação de uma Associação comunitária e uma biblioteca que resiste a doações de livros e ao desenvolvimento de atividades contínuas voltadas para o público infantil desenvolvendo assim um passo mais seguro ao incentivo da leitura, pois a biblioteca dispõe de um vasto acervo e diversas práticas diárias de leitura a interação de pessoas.