sexta-feira, 2 de setembro de 2016

PRÁTICAS LEITORAS NA SERRA DAS ALMAS


Na próxima segunda-feira,(05 de setembro de 2016) a partir das 8:00hs da manhã os Voluntários da leitura realizarão atividades literárias na Comunidade Serra das Almas como reconhecimento de iniciativas que contribuam para a constituição de Um Brasil de Leitores.O Projeto Por Uma Água Nova Mais Leitura faz parte do Edital de seleção Pública DLLLB/MinC Nº 03/2015.
Alguns dados históricos referente a comunidade rural.
A Serra das Almas é uma comunidade rural localizada ao Oeste da Cidade de Água Nova, estado do Rio Grande do Norte. A vegetação encontradas na região são a caatinga hiperxerófila,pois tem por características completa ausência de folhagem em grande parte da estação seca e plantas de porte mais baixo e espalhadas. Entre as espécies de plantas encontradas na região destacam –se a, jurema – preta o mufumbo, o marmeleiro, o xiquexique. O clima é semiárido com estação chuvosa atrasando-se para o outono e temperatura anual de 28,1°C. O relevo é formado por terras baixas do Planalto da Borborema .A hidrografia está formada por riachos temporários, açudes, poços, a mãe d’água e o olho d’agua.
  A mãe d’água e o olho d’água ficam há dois quilômetros das residências, são fontes de água direito do subsolo, e conforme os moradores mais antigos só param de jorrar água em longos períodos de seca. Além deles, tem o poço-verde, uma cascata de pedras onde deságua um riacho, formado uma bela cachoeira em períodos de chuva forte.
     A serra das almas teve origem entre 1912 a 1920, não se sabe com exatidão o ano, visto que neste período habitava apenas a família do Senhor Manoel Antônio. Cuja historia não se sabe. Nessa época a localidade era conhecida por Serra dos Batalhas, por causa do sobrenome da família batalha.
    Por vota de 1920 a 1925,o senhor Antônio Fernandes migrava do Ceará para a Serra, a qual comprou toda a propriedade de Miguel Antônio. “A pesar de só haver uma casa de taipe, era conhecida como a casa grande”. Foi lá que Antônio Fernandes se instalou com a família: a esposa Aninha e os seis filhos Francisco de apelido Chico, José, Manoel Raimundo, Rosa Francisca de apelido Chiquinha.
    Antônio Fernandes era um homem de estatura média, afro -descendente e franzino do corpo. Meio rustico por causa da maneira que foi criado, mas admoestava bem a família. Tirava da agricultura familiar o meio de subsistência. Não  era alfabetizado.
Quando a família Fernandes foi decidir um nome para o local, segundo o senhor Lourival Barbosa da Silva, neto de Antônio Fernandes surgiu o nome de Miguel Antônio, mas decidiram optar por Serra das Almas.
Segundo o conhecimento popular, o nome Serra das Almas tem origem que por muitas pessoas viam vultos que julgavam ser Almas. Algumas contemplavam a noite pontos luminosos em movimento. Outras afirmam que viam pessoas de outro mundo e vultos brancos.
  ' Este Projeto foi premiado pelo Edital Todos Por Um Brasil de Leitores`´





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação

A feira literária do projeto “O contágio pela leitura” é uma iniciativa dos voluntários do projeto e vem proporcionando momentos enriquecedores de prática de leitura.
A realização das feiras literárias tem como objetivo aproximar o público de escritores e obras literárias, no intuito de favorecer o desenvolvimento do gosto pela leitura.
O projeto também conta com a fundação de uma Associação comunitária e uma biblioteca que resiste a doações de livros e ao desenvolvimento de atividades contínuas voltadas para o público infantil desenvolvendo assim um passo mais seguro ao incentivo da leitura, pois a biblioteca dispõe de um vasto acervo e diversas práticas diárias de leitura a interação de pessoas.