terça-feira, 15 de setembro de 2015

Dica de livros: “O SACI EPAMINONDAS” livro de Alan Oliveira

Neste livro Oliveira discuti sobre o mundo digital que as crianças vive, elas não estão perdendo acessibilidade da nossa cultura popular, das brincadeiras de roda, de correr, pular, de extravasar suas energias. Como este descrito nas premissas do livro:

“Tem criança que nem sabe o que é Saci, matintaperera ou coisa assim. Só quer saber de vídeo game, televisão e computador. Eduardo Augusto, para os colegas de escola, Chatomax, não é diferente. Para tirar esse neto preguiçoso de dentro de casa, Luiza vai usar todos os seus truques, aqueles truques que só as avós têm, sabe? E temos de torcer para ela conseguir! Só assim poderemos embarcar nessa aventura e conhecer o Epaminondas, o saci, o matintaperera.”

Assim, a narrativa do Saci Epaminondas realizar apologia a infância, de correr no mato, nadar no rio, curtir meio ambiente, cultiva nossas tradições. Além de ser uma leitura gostosa, e destinado as crianças de forma que elas veja que o mundo no se restringe a tela do computador, celular, tablet ou televisão, e uma forma dos adultos reviver seus tempo de criança.

Conhecendo um pouco sobre o autor:

Alan Roberto nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1959 e começou a escrever na escola, num jornal para alunos do ensino médio. Depois disso, o escritor circulou e morou em diversos locais do Brasil – às vezes, esquecendo-se de escrever, mas nunca abandonando a sua paixão por leituras. Em 1996 escreveu o livro Baleias não dizem adeus e ganhou, com ele, o prêmio João de Barro. Tem vários títulos publicados na coleção Jabuti, da Saraiva. Em 2005 Alan Oliveira ganhou o prêmio Literário João Simões Lopes Neto. Com o pseudônimo de Kuala Lampur, escreveu o conto 'A solidão devora os rinocerontes'.

 Escrito por Cristiano Souza

Referencia:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação

A feira literária do projeto “O contágio pela leitura” é uma iniciativa dos voluntários do projeto e vem proporcionando momentos enriquecedores de prática de leitura.
A realização das feiras literárias tem como objetivo aproximar o público de escritores e obras literárias, no intuito de favorecer o desenvolvimento do gosto pela leitura.
O projeto também conta com a fundação de uma Associação comunitária e uma biblioteca que resiste a doações de livros e ao desenvolvimento de atividades contínuas voltadas para o público infantil desenvolvendo assim um passo mais seguro ao incentivo da leitura, pois a biblioteca dispõe de um vasto acervo e diversas práticas diárias de leitura a interação de pessoas.