sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Histórico do Ponto de Leitura.

A biblioteca comunitária Keutre Gláudia da Conceição Soares está localizada no centro da cidade de Água Nova, município localizado no interior do Estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma comunidade bastante pequena, que conta com um total de 3 003 habitantes, segundo estimativa do IBGE. As condições sociais do município em geral são limitadas, já que a maioria da população é de baixa renda, com um número de 509 famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal. No tocante a cultura, o acesso é extremamente limitado, pois no município não há secretaria de cultura, ou espaços culturais como teatro, cinema, entre outros. A cidade conta apenas com 2 escolas de ensino público, uma estadual e outra municipal. Por isso buscamos democratizar o acesso à leitura como forma de oferecer a comunidade momentos de lazer e cultura através da literatura. Nessa perspectiva, podemos dizer que a comunidade é bastante carente também no que se refere ao acesso ao livro, uma vez que apenas nas escolas é possível encontrar espaços organizados de leitura, mas que apresentam um acervo ainda limitado, bem como no quesito mediação de leitura, restringindo a oferta de livros somente aos alunos da escola.
A bilblioteca  foi criada no ano de 2010, como uma das ações do projeto O contágio pela leitura, que funciona em parceria com a Escola Municipal Manoel Raimundo. O contágio pela leitura é formado por voluntários, incluindo professores e alunos da escola, bem como pessoas da comunidade. A biblioteca foi criada com a intenção de formar leitores e multiplicadores de leitura em toda a comunidade de Água Nova, tendo em vista que com sua criação tornou-se viável a democratização do acesso ao livro literário, pois funciona em um espaço aberto a comunidade e localizado na rua Manoel Raimundo. No ano de 2015, foi selecionada no Edital Prêmio Todos Por Um Brasil de Leitores . É mantida pelo projeto o contágio pela leitura através de doações, e tendo ganhado o “Edital de chamada pública para escolha e aquisição de livros por das bibliotecas públicas Estaduais, municipais  comunitárias, rurais e pontos de leitura inscritas no cadastro nacional de bibliotecas do sistema nacional de bibliotecas públicas (SNBP) junto aos pontos de venda constantes do cadastro nacional de livros e pontos de venda”. O acervo foi formado em parte pelos livros comprados com o edital citado acima, bem como com recursos do Edital BNB cultural, edição 2012, e campanha de doação de livros pelos escritores Edivan Silva e Cléo Busatto. O ponto de leitura funciona de segunda a sexta-feira, nos horário  noturno, atendendo a comunidade em geral, através do trabalho dos voluntários da leitura que somam um total de 40 membros..
Algumas obras existentes no ponto











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação

A feira literária do projeto “O contágio pela leitura” é uma iniciativa dos voluntários do projeto e vem proporcionando momentos enriquecedores de prática de leitura.
A realização das feiras literárias tem como objetivo aproximar o público de escritores e obras literárias, no intuito de favorecer o desenvolvimento do gosto pela leitura.
O projeto também conta com a fundação de uma Associação comunitária e uma biblioteca que resiste a doações de livros e ao desenvolvimento de atividades contínuas voltadas para o público infantil desenvolvendo assim um passo mais seguro ao incentivo da leitura, pois a biblioteca dispõe de um vasto acervo e diversas práticas diárias de leitura a interação de pessoas.