domingo, 1 de novembro de 2015

Dica de livros: “VOLTA AO MUNDO 52 HISTORIAS” livro de Neil Philip



Neste livro Philip fazem as pessoas viajarem ao mundo dentro de 52 histórias dos cincos continentes.  Para isto, o autor pesquisou contos recolhidos em 33 países dos cinco continentes. 

Nesse livro conhecemos destes clássicos como “Chapeuzinho Vermelho”, “A Bela Adormecida”, “Barba Azul”, e muitas outras, e também histórias conhecidas somente em seus países de origem, como “Mushkil Gusha”, do Irã, ou “Soliday e o corvo”, da Jamaica. Além de alguns contos pouco conhecidos no Brasil, como o tcheco “A raposa manca”, assemelham-se a narrativas famosas, como “O Gato de Botas”. 

Nas barras laterais das páginas, o leitor poderá ler informações sobre a origem dos contos de fadas, a ponto de vista do contexto das pesquisas do autor, os temas difundidos no mundo todo e os grandes pesquisadores dessas histórias, como Charles Perrault e os Irmãos Grimm. As histórias foram organizadas dentro em quatro tópicos com as seguintes denominações: “Encantamentos”, que reúne narrativas cujos protagonistas são vítimas de bruxarias ou feitiços e retornam a sua condição original graças ao empenho de um mortal comum ou à mágica de uma fada bondosa. É o que acontece, por exemplo, com o herói de “O príncipe sapo”. O segundo tópico, “Trapos e Plumas”, engloba histórias cujos protagonistas passam da extrema miséria à mais extraordinária riqueza. Esse progresso miraculoso se deve ao puro acaso (“Grilo, o adivinho”), à esperteza (“A pobretona que virou rainha”), à ajuda de uma criatura mágica (“A mulher do pescador”) ou à tenacidade do herói ou heroína (“O brocado maravilhoso”). No terceiro tópico, intitulado “Heróis e heroínas”, encontramos aventuras de moços e moças que com sua coragem venceram monstros (“A Cabeça Voadora”) e vilões (“Barba Azul”), libertaram prisioneiros (“As três irmãs”) ou fizeram fortuna (“João e o pé de feijão”). Por fim, o quarto tópico, denominado “O amor tudo vence”, reúne contos em que os protagonistas superam uma série de obstáculos graças à força que o amor lhes inspira (“Rapunzel”, “O príncipe adormecido” e outras). Todas as histórias são complementadas por informações paralelas sobre sua origem e temática, locais e personagens reais relacionados com os protagonistas, o país e a época em que teriam se desenrolado. Tanto os contos quanto as informações paralelas são caprichosamente ilustradas com desenhos, quadros famosos e fotografias. Uma leitura fascinante, mostrando lado de histórias já conhecidas de outros pontos de vista, e fazendo o leitor conhecer outras culturas, vale apena ler e viajar pelo mundo através desse contos.

Conhecendo um pouco sobre o autor:

Neil Philip é um escritor, folclorista e poeta. Ele é casado com a artista Emma Bradford, e vive em Cotswolds, Inglaterra. Neil adora palavras, poesia e da arte de contar histórias em todas as suas formas. Entre seus muitos livros estão títulos como: Victorian Village Life, The Cinderella Story, O Livro do pinguim de Inglês Folktales , Mitologia (com Philip Wilkinson ) , O Grande Mistério , Guerra e o Pity of War , The New Oxford Book of Childrens Verso , The Tale of Sir Gawain , Cavalo cascos e pés de galinha , e As aventuras de Ulisses . Neil tem contribuído para inúmeras revistas, incluindo The Times, e sinal: Abordagens para livros de crianças, e também escreveu para teatro, cinema e rádio. Sua obra já ganhou inúmeros prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio de Esopo do Folclore Sociedade Americana e a Crítica Literária Book Award da Associação de Literatura Infantil. 

Escrito por Cristiano Souza

Referencia:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação

A feira literária do projeto “O contágio pela leitura” é uma iniciativa dos voluntários do projeto e vem proporcionando momentos enriquecedores de prática de leitura.
A realização das feiras literárias tem como objetivo aproximar o público de escritores e obras literárias, no intuito de favorecer o desenvolvimento do gosto pela leitura.
O projeto também conta com a fundação de uma Associação comunitária e uma biblioteca que resiste a doações de livros e ao desenvolvimento de atividades contínuas voltadas para o público infantil desenvolvendo assim um passo mais seguro ao incentivo da leitura, pois a biblioteca dispõe de um vasto acervo e diversas práticas diárias de leitura a interação de pessoas.