quarta-feira, 22 de julho de 2015

MESA REDONDA: “OS DESAFIOS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TEMAS EM DEBATES”


O projeto “O Contágio pela Leitura” em parceira com a Escola Municipal Manoel Raimundo, organizar para esse dia 03 de agosto de 2015, uma Mesa Redonda com o tema: “Os desafios do Ensino na Educação Básica: Temas em Debates”. O Evento ocorrerá, no prédio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), localizado na Rua José Bezerra nº 364, centro Água Novo-RN.

Os debatedores da mesa serão:

Disneylândia Maria Ribeiro, graduada em Pedagogia com especialização em Formação do(a) educador(a) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, mestranda no Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal do Pernambuco (conceito Capes 5). “Professora auxiliar III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando no Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia”. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, está interessada nas discussões das seguintes temáticas: Educação inclusiva, Educação sexual, Relações de gênero, Identidade e formação docente.

Helder Cavalcante Câmara, graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994). Mestre em Ciências Sociais e Humanas. Atualmente é professor do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nas práticas pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes áreas: Metodologia do ensino da Educação Física, Metodologia dos esportes individuais, Estágio supervisionado, identidade. Líder do Grupo de pesquisa Educação Física, sociedade e saúde e membro do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo.

Rute Soares Paiva, Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros (2012). Especialista em Educação, Política e Meio Ambiente, pela Faculdade Internacional do Delta
(2013). Atualmente Cursa Mestrado em Geografia na Universidade Federal da Paraíba UFPB e atua como tutora a distância no curso de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


E como mediadora da Mesa Redonda:

Francisca Elizonete de Souza Lima que é Mestra em Geografia pela UFRN (2014). Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN (2011). Professora Contratada da Rede municipal de Ensino de Água Nova. Tutora da Secretaria de Educação a Distância da UFRN (SEDIS) na área de Geografia. Professora Auxiliar I do curso de Geografia do CAMEAM/UERN. Tem atuado na área de Geografia Política com ênfase no estudo das Políticas Públicas Sociais na configuração do território.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Dica de livros: “LEONARDO E A INVENÇÃO MORTAL” livro de Robert J Harris

Harris, narra uma história fictícia sobre uma aventura vivida na adolescência de um dos maiores pintores do renascimento, Leonardo da Vinci. Misturado em sua narrativa, ficção com realidade, comedia com aventura, mostrando como era o ambiente dos jovens que almejava se tornarem pintores, e a rivalidade política com suas tramoias existente na idade média.

A história se inicia mostrando Leonardo como um aspirante a pintor, treinado por um pintor da cidade de Veneza, onde esse é carregado para fazer todos os tipos de trabalho, até de visitar e mandar mensagens para seus clientes. Em uma dessas entregar de correspondências, Leonardo, é enviado para a parte pobre da cidade e acaba descobrindo um projeto de uma máquina misteriosa, a partir desse fato começa a grande aventura do protagonista.  Assim ele se ver envolvido em um enredo de conspiração, assassinado e mistérios.

A história tem um ritmo frenético e envolvente, o autor conseguir misturar personagens reais com fictícios, historias verdadeira e outras que saíram da mente brilhante de Harris. Uma narrativa destinada ao público infanto-juvenil e que provoca uma vontade de conhecer mais esse período da história da pintura e da humanidade.

Conhecendo um pouco sobre o autor:

Robert Harris nasceu em Nottingham em 1957 e formou-se na Universidade de Cambridge. Foi jornalista nos programas da BBC Panorama e Newsnight, antes de se tornar editor político do jornal Observer em 1987, e depois colunista do The Sunday Times e Daily Telegraph. Em 2003 foi nomeado Colunista do Ano pelo British Press Awards. É autor dos bestsellers Fatherland, Enigma e Archangel, publicados pela Bertrand.

Escrito por Cristiano Souza

Referencia:






Apresentação

A feira literária do projeto “O contágio pela leitura” é uma iniciativa dos voluntários do projeto e vem proporcionando momentos enriquecedores de prática de leitura.
A realização das feiras literárias tem como objetivo aproximar o público de escritores e obras literárias, no intuito de favorecer o desenvolvimento do gosto pela leitura.
O projeto também conta com a fundação de uma Associação comunitária e uma biblioteca que resiste a doações de livros e ao desenvolvimento de atividades contínuas voltadas para o público infantil desenvolvendo assim um passo mais seguro ao incentivo da leitura, pois a biblioteca dispõe de um vasto acervo e diversas práticas diárias de leitura a interação de pessoas.