terça-feira, 28 de junho de 2011

Encontro de oficinas de leitura realizada pela equipe Bale na E.M.M.Raimundo no dia 22 de junho.







Posted by Picasa

Programação do projeto "O contágio pela leitura" para o mês de julho/2011


Os voluntários da leitura apresentam o cronograma de atividades para o mês de julho de 2011, que conta com a dramatização de histórias, recital, contação de histórias e rodas de leituras.

Confira!

Programação da projeto de leitura “O contágio pela leitura”
Mês: Julho Ano: 2011

Objetivos:
·         Desenvolver o gosto pela leitura na escola e na comunidade;
·         Divulgar o projeto “O contágio pela leitura”;
·         Facilitar o acesso do aluno e da comunidade ao livro de literatura;
·         Formar leitores e multiplicadores da leitura.

Cronograma:
Dia: 07/07/2011
Local: Escola Municipal Antonio Fernandes – Sítio Serra das Almas
·         Dramatização da história: O pescador, o rei e o anel (Bia Bedran);
·         Contação da história: A formiguinha e a neve (João de Barros);
·         Reconto da história;
·         Roda de leitura.

Dia: 08/07/2011
Local: Creche Criança Esperança
·         Dramatização da peça: A casa sonolenta (Andrey Wood);
·         Contação da história: a pulga Filomena (Neuza Lozano Peres);
·         Apresentação dos vídeos: O patinho feio e Os três porquinhos (you tube)
·         Roda de leitura.

Dia: 12/07/2011
Local: PETI
·         Dramatização da história: O pescador, o rei e o anel (Bia Bedran);
·         Contação da história: Raposa (Margaret Wild e Ron Brooks);
·         Reconto da história;
·         Roda de leitura.

Dia 15/07/2011
Local: Escola Estadual Profº. Pedro Raimundo do Nascimento
·         Dramatização da história: O pescador, o rei e o anel (Bia Bedran);
·         Recital da história:  A raposa e o canção  (Arevaldo Viana);
·         Contação da história: Maria Angula (Jorge Renan de la Torre);
·         Roda de leitura.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

História contada por Bia Bedran : O Pescador O Rei e o Anel.

Neste dia 22 de Junho, a equipe do BALE/Capacitaçao esteve no município de Àgua Nova realizando a oficina de "LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA", para mais de 40 professores. A convite da Profª Sédima a equipe passou o dia todo realizando atividades relacionadas a leitura, com estudos, apresentação de estratégias de contação, trabalhos em grupo e muita animação.


Foi um momento bastante significativo para nossa equipe que deu início a jornada do Projeto BALE/Capacitação, projeto desenvolvido para a formação continuada de professores, mediadores e contadores de história. Essa novidade do BALE tem por objetivo adquirir recursos para a participação dos membros no IV Fòrum Internacional de Pedagogia no México.
A todos os professores que participaram conosco dessa oficina nossos agradecimentos, e em especial a Sédima pelo acolhimento e por acrditar no nosso trabalho.

Lembramos se você deseja saber mais sobre as nossas oficinas é só entar em contato com a nossa equipe.
Abraços e confiram mais fotos no nosso ORKUT: Projeto BALE


.






sábado, 25 de junho de 2011

coleção Itaú de livros infantis
DICAS PARA VOCÊ VIRAR UM GRANDE CONTADOR DE HISTÓRIAS:
 1- Escolha as histórias
 2-Encontre um lugar inusitado
 3-Dê vida para os personagens
 4-Aposte na memória das crianças

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Neste momento os voluntários da leitura participam de uma oficina ministrada pelo projeto BALE.

Está acontecendo hoje 22/06/11 uma oficina com o tema: Leitura e contação de histórias, na escola Municipal Manoel Raimundo. a oficina ministrada pelos membros do projeto BALE conta com a participação dos professores da rede municipal de ensino e as crianças que fazem parte do projeto "O Contágio pela Leitura".

sexta-feira, 17 de junho de 2011

No próximo dia 22 na Escola Municipal Manoel Raimundo será realizado oficinas práticas de leitura pelos integrantes do projeto “BALE” projeto de extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O BALE, portanto, tem como desafio atender e formar leitores advindos das comunidades locais desprovidas de bens culturais, favorecendo lhes o contato com várias obras literárias o que se constitui como um ponto de partida para a democratização da leitura. O BALE que se concretiza via ação extencionista do Departamento de Educação, em parceria com o Departamento de Letras, do GEPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem) e por meio de investimentos do BNB, busca, mediante contexto de reflexões sobre o planejamento e a formação do leitor, uma maior aproximação entre a universidade e a comunidade.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Obra literária indicada para o público infantil.

A CASA SONOLENTA

Era uma vez uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.Nessa casa tinha uma cama, uma cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.

Nessa cama tinha uma avó, avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.

Em cima dessa avó tinha um menino, um menino sonhando, em cima da avó roncando, numa cama aconchegante , numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.

Em cima desse menino tinha um cachorro, um cachorro cochilando, em cima do menino sonhando , em cima da avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.

Em cima desse cachorro tinha um gato, um gato ressonando, em cima de um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.

Em cima desse gato tinha um rato, um rato dormindo, em cima de um gato ressonando, em cima de um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.

Em cima desse rato tinha uma pulga...

Será possível? Uma pulga acordada, em cima de um rato dormindo, em cima de um gato ressonando, em cima de um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando,em cima de uma avó , numa cama aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.

Uma pulga acordada, que picou o rato, que assustou o gato, que arranhou o cachorro, que caiu sobre o menino, que deu um susto na avó , que quebrou a cama, numa casa sonolenta onde ninguém mais estava dormindo.
AUDREY WOODY

I GINCANA LITERÁRIA DOS VOLUNTÁRIOS DA LEITURA.











   Aconteceu neste dia 01 de junho do corrente ano,ás 15:00hs nas dependências da E.M.Manoel Raimundo a I GINCANA LITERÁRIA, organizada pelos  voluntários do projeto O Contágio Pela Leitura. A obra estudada  foi da escritora Ana Maria Machado (PALAVRAS,PALAVRINHAS E PALAVRÕES).No decorrer da gincana, os voluntários  e os professores dramatizaram através de peça teatral a obra A CASA SONOLENTA do escritor AUDREY WOOD. A premiação para a equipe vencedora foram livros literários e patrocinados por:
    Antonio Francisco,Lorena Presentes e Modas,Simone Nascimento,Prefeita Iliene Maria,Gizelda diretora da creche,Veriadores( Chiquinha de Totó e Edilma Alves) e Keutre .Fotos acima.

Apresentação

A feira literária do projeto “O contágio pela leitura” é uma iniciativa dos voluntários do projeto e vem proporcionando momentos enriquecedores de prática de leitura.
A realização das feiras literárias tem como objetivo aproximar o público de escritores e obras literárias, no intuito de favorecer o desenvolvimento do gosto pela leitura.
O projeto também conta com a fundação de uma Associação comunitária e uma biblioteca que resiste a doações de livros e ao desenvolvimento de atividades contínuas voltadas para o público infantil desenvolvendo assim um passo mais seguro ao incentivo da leitura, pois a biblioteca dispõe de um vasto acervo e diversas práticas diárias de leitura a interação de pessoas.